domingo, 12 de fevereiro de 2012

8 DE ESPADAS!

"O Caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real." 
Abraham Lincoln

CARÁTER E REPUTAÇÃO

"As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação.
A verdade em que você acredita determina seu caráter.
A reputação é o que acham que você é.
O Caráter é o que você realmente é....
A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova.
O Caráter é o que você tem quando vai embora....
A reputação é feita em um momento.
O Caráter é construído em uma vida inteira...
A reputação torna você rico ou pobre.
O Caráter torna você feliz ou infeliz...
A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura.
O Caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus".
Arnaldo Jabor.


Quando venho publicar algo sobre o tarô fico procurando uma imagem que corresponda ao texto. Hoje inspirada em uma cliente que citou Arnaldo Jabor achei essa imagem perfeita para o que ele compara no seu texto "Caráter e Reputação".  Esta imagem foi retirada da taroteca e é do Erotic Tarot, encaixa perfeitamente  a própria situação que as vezes temos numa leitura de tarô quando encontramos um 8 de espadas. Eu vejo muito no 8 de espadas a insegurança, timidez, vergonha, um medo de ser atingido pelas críticas alheias, o receio de ser descoberto por algo que possa estar encobrindo no momento, um segredo que está guardando e que não quer que alguém descubra, o proibido, uma cobrança de perfeccionismo muito grande tanto para a pessoa como para quem convive com essa pessoa, o medo de sua reputação ser abalada perante a sociedade, o seu caráter em jogo, uma traição que não pode ser descoberta, os medos ocultos que estão guardados na memória, traumas de abusos sofridos na infância, limitação, impotência e muitas outras coisas. Não vejo o 8 de espadas como um segredo sendo revelado porque ele pra mim está me informando da situação psíquica da pessoa no momento. Devemos agradecer muito quando um 8 de espadas sai num jogo porque ele é muitas vezes a chave de muitos problemas que a pessoa possa ter e que nem ela mesma está se dando conta.
:)



2 comentários:

  1. Ricardo Pereira Oi Beth! O seu artigo é bem elucidativo quanto aos atributos do 8 de Espadas. Realmente, nenhum segredo vem à tona com esse menor. Ele nos remete muitas vezes às armadilhas que nos são impostas pelos lamaçais da nossa mente, gerando atrasos e possíveis perdas, mas sempre com a perspectiva, por menor que seja, de libertação ou de superação, até pq ele encerra algum tipo de mudança...

    Gostei demais do ser artigo! Parabéns! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Oi Beth querida
    Para mim o 8 de Espadas é um mecanismo mental (como todas as espadas) que neste caso interfere qualquer iniciativa de expansão dos horizontes da pessoa. A mente cria pretextos, justificativas ou desculpas que mantem a pessoa em uma espécie de gaiola. Concordo com você que por detrás de ele o que tem são medos. Fundamentalmente o medo de sair da área de conforto do sofrimento conhecido. Aqui entram em jogo as crenças aprendidas na infância em relação a sair do conhecido e encarar o desconhecido.


    Grande abraço
    Veet Pramad

    ResponderExcluir