segunda-feira, 2 de julho de 2012

DOIS ENSINAMENTOS GREGOS!


Primeiro, que nossa vida é breve e frágil e, portanto, preciosa demais para ser desperdiçada. Segundo, que não sabemos o que somos até nos dispormos a descobrir quem podemos ser. Dentro de nós esconde um potencial ainda não realizado, uma pessoa que ainda iremos nos tornar. Mas só com esforço podemos nos transformar nessa pessoa, pois cada um de nós tem uma odisseia espiritual a enfrentar, uma jornada através do tempo.
No entanto, não podemos realizar essa viagem, sozinhos. Vamos precisar da ajuda e do amor dos outros para chegar ao nosso destino. E eles também vão precisar de nós se quiserem nos acompanhar nessa aventura. Sem dúvida, encontraremos grandes obstáculos e tentações ao longo do percurso, como o impulso de nos deixarmos levar pela correnteza, de nos submetermos à vontade dos outros, de abandonarmos os próprios sonhos. O maior obstáculo, porém, não está no exterior, mas dentro de nós mesmos: o desejo de permanecer como somos em vez de nos tornarmos o que ainda podemos ser. O maior adversário é nosso inimigo interior, pois em nosso íntimo se escondem emoções sombrias e destrutivas. Mas também é lá que reside a luz da razão que pode nos levar ao autoconhecimento.
É preciso viver com paixão e ter cuidado com a sedução. Caso sejamos obrigados a escolher entre uma vida de empenho apaixonado e uma existência tranquila e confortável, devemos optar pela paixão, não pelo conforto. O mais importante, porém, não é o prazer que obtemos, mas o alimento de nossa alma. Isso é, e sempre será, o que nos diferencia dos animais.

( do livro Os Oito Pilares da sabedoria grega, Stephen Bertman, PH.D, Ed. Setante)
Enviado pelo colégio Maria Clara Machado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário