segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MEU JAPAMALA!



Fiz um curso recentemente e este me ensinou a fazer o meu próprio Japamala. Este da foto foi feito com a ajuda da minha filha, ele tem 35 contas porque segundo a facilitadora deste curso, a soma é oito o que para os ciganos, o número oito significa o crescimento, a prosperidade e o número oito estando também deitado é ó símbolo do infinito! Então decidi ter o meu próprio e fizemos este e ficou muito lindo! 
Estou instruindo às minhas consulentes a terem também o seu! 
A palavra Japamala significa colar de contas, e para os místicos faz uma diferença muito grande quando repetimos todos os dias os mantras; e o poder do som desses mantras na meditação com o ritmo da inspiração e expiração,  age trazendo equilíbrio e essa energia nos envolve numa esfera vibracional muito positiva. O ato de praticar a meditação com o japamala usando um mantra traz muitos benefícios para quem o faz, como um aumento da concentração, da memória e até do raciocínio lógico. Hoje relembrando o curso de meditação, que fiz com o amigo e mestre Wagner posso afirmar que aprendi que "a prática regular da meditação enriquece a vida do praticante, trazendo-lhe beleza, paz interior, criatividade, integridade e harmonia".  Não basta somente recitar um mantra, é necessário ter um pensamento positivo, pois quanto mais repetimos uma palavra, mais pensamos nela, e esta terá forte energia para que em contato com o que desejamos possamos nos conectar com as forças sutis do universo e com isso alcançar o equilíbrio , a serenidade mesmo nas adversidades da nossa atribulada vida. O mantra "Aum" é conhecido no mundo todo e se pronuncia "OM" e este é muito poderoso em qualquer lugar e é uma palavra sagrada hindu que significa "Amém". Aprendi também que há técnicas de respiração e praticar regularmente numa meditação traz inúmeros benefícios não somente para o corpo físico como também para os corpos sutis, resultando no equilíbrio e alinhamentos dos chakras. Uma meditação feita com controle da respiração traz benefícios relaxantes e esta prática pode ser feita em qualquer lugar onde a pessoa esteja se sentindo confortável, ela pode ser feita em pé, sentado com a coluna ereta, ou sentado na forma de lótus, ou meio lótus, ou sobre almofadas, e seu efeito ajuda por exemplo a obter uma baixa de pressão arterial, alívio após sofrer um stress, após um forte susto, choque e ou quando queira acalmar corpo e mente. 
Achei muito interessante porque hoje eu fiz o curso sobre meditação esotérica com Wagner e este curso veio complementar o assunto estudado no curso de astrologia cigana.
São cursos diferentes, com conteúdos diferentes mas com objetivos singulares, ou seja, em um há o uso de um instrumento para a repetição de um mantra e no outro a repetição de um mantra com um controle de respiração para se trabalhar a energia vital do corpo  na busca do equilíbrio e do autoconhecimento. 
O tempo para uma meditação pode variar de pessoa para pessoa, pode se começar a fazer em poucos minutos e ir aumentando o tempo gradualmente, o importante é a regularidade, se possível: ser diária. O ato de meditar é esvaziar a mente e obter uma contemplação espiritual, ela pode ser praticada para um simples relaxamento como também com o objetivo de se atingir um Nirvana, quanto mais se pratica a meditação , mais a mente vai se aquietando e conseguindo chegar ao chamado "Vazio Iluminador", aquele em que muitos conseguem chegar a um estado de êxtase e liberdade da alma. Para mim... Meditar é um ato de amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário