domingo, 9 de janeiro de 2011

REI DE COPAS

Retirado do site Taroteca.


REI DE COPAS


A carta de Rider Waite mostra a figura de um Rei com olhar sereno, tranqüilo e que nos passa também uma sensação de indiferença. Este Rei é um homem maduro, sensível e responsável com o meio social onde vive e ele exerce seu poder com amor. Usa da sua sensibilidade e criatividade para ser um bom conselheiro e sedutor. Na sua mão direita ele tem uma taça que simboliza segundo o dicionário de símbolos de Jean Chevalier na página 859 “que na literatura mística do Islã, a taça simboliza geralmente o coração, entendido no sentido de intuição, de esfera mais sutil da alma”. Na página 860 “a taça ou cálice é o símbolo da preparação para a comunhão na adoração e no amor”.

Na sua mão esquerda ele segura o cetro que é o símbolo da autoridade e do poder.

Sua vestimenta é de cor amarela que fala da parte intelectual da mente e da expressão dos pensamentos, tem um xale envolto da sua capa que é da cor vermelha que inspira confiança, coragem, otimismo perante a vida, atração, desejo, amor e paixão. Sua roupa inferior é toda ela em azul que é aquela que transmite serenidade, tranqüilidade, calma, descontração, clareza de idéias, criatividade e também intuição.

Usa um colar que tem a figura do peixe que é o símbolo da criatividade segundo Rachel Pollack, o que pode significar também que ele tem domínio sobre a fantasia.

Sua coroa é fechada, tem as mesmas cores de sua vestimenta e segundo o dicionário de símbolos na página 289 “uma coroa exprime a idéia de elevação, poder, iluminação, e se eleva acima da cabeça e que são insígnias do poder e da luz”.

Seu trono tem os mesmos desenhos do movimento das águas e este flutua sobre elas; o mar parece estar agitado, e a água precisa fluir e não pode ficar confinada, e mesmo que as águas passem depressa por baixo de seu trono o Rei continua tranqüilo, pois segundo Rachel Pollack ele moldou a sua vida de realização baseada na sua criatividade e soube separar o lado racional usando de sua própria imaginação que é meio poética e brincalhona. Ao fundo do lado esquerdo do Rei um barco parece sugar as energias das águas e do lado direito um peixe saltando mostrando que a imaginação criativa permanece viva mesmo ela sendo deixada em segundo plano. Mostra também que a água é límpida, o que nos faz acreditar que seus sentimentos são sinceros.

Quando numa tiragem no momento presente ela representa características de:

-solidez,

-firmeza e autocontrole emocional,

-capacidade de resolver os problemas e mudanças que necessita,

-bondade,

-sabedoria,

-sutileza,

-aquele que entende a natureza humana,

-o que conhece o seu limite,

-o que sabe dar conselhos e conforto as pessoas ao seu redor,

-tem maturidade,

-tem serenidade e calma em tempos de conflito

-progresso,

-idealismo,

-vaidade,

-diplomacia,

-é compreensivo,

-tem interesse em ouvir as pessoas,

-realiza sonhos,

-é muito família,

-tem gentileza,

-é de bem com a vida e cheios de amigos.


Significa também uma pessoa que irá ajudar o consulente em seu caminho, sendo essa pessoa generosa, muito sábia e que terá poder de tirá-la de alguma dificuldade, pois é dedicado, protetor, facilitador em acordo, simpático e prestativo.


Situação:


Pode representar uma decisão de começar um novo relacionamento, ou um homem que venha propor casamento ou o (a) consulente querendo somente se aproximar de alguém muito especial e atenciosa.

No amor:

Esta carta sugere uma entrega total aos desejos, felicidade, paixão profunda, amor maduro e calmo, pode revelar também uma pessoa se aproximando e que está pronta para um relacionamento maduro e verdadeiro.

Pode representar um homem educado, carinhoso, que conhece os mistérios do amor, aquele que sabe seduzir, aquele que sabe o que uma mulher deseja, é sensível, romântico, encantador, emotivo, aquele que deixa fluir a voz do coração, tem grande poder de sedução, persuasão e que talvez queira se fazer mais presente na vida do (a) consulente.

No negativo ou como obstáculo:

Pode significar a pessoa não sabendo ou mesmo não conseguindo exprimir seus sentimentos, resolvendo os problemas de forma equivocada, instabilidade emocional, depressão, fugas da realidade e perdas.

Pode também representar uma pessoa que é desonesta em relação ao amor, que possa estar perdendo a moral e ou ética, como por exemplo: tendo e mantendo duas famílias, sendo que uma não tem conhecimento da outra, ou sendo uma pessoa do meio que venha a atrapalhar o (a) consulente usando de suas influências e falta de maturidade, o que pode manipular usando de más intenções e que tem o caráter duvidoso.

No trabalho:

Progresso e objetivos bem sucedidos, uma concretização de um sonho e bons acordos.

Futuro:

O (a) consulente que poderá receber conselhos de alguém sábio que irá ajudá-la na sua tomada de decisão para um problema muito difícil, mas que tudo se resolverá de forma tranquila e pacificadora.

Conselho:

Manter a vontade e o amor-próprio, ser vaidoso, cuidar mais de si e de sua aparência, ser mais benevolente, usar mais a emoção, ser mais tranqüilo e diplomático.

Bibliografia consultada:

Rachel Pollack – 78 Graus de Sabedoria

Nei Naiff – Curso Completo de Tarô

Dicionário de Símbolos – Jean Chevalier e Alain Gheerbrant

Site : Clube do Tarô e Web Tarô.




Nenhum comentário:

Postar um comentário